• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Alta de juros faz financiamento de imóveis ficar mais caro para quem adquiriu na planta
Economia

Alta de juros faz financiamento de imóveis ficar mais caro para quem adquiriu na planta

Para especialistas, quem comprou imóvel e aguarda a retirada das chaves este ano pode ter que comprovar uma renda maior ao banco

Por Da Redação
Ás

Alta de juros faz financiamento de imóveis ficar mais caro para quem adquiriu na planta

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Brasileiros que compraram imóveis ainda na planta há dois ou três anos estão enfrentando sustos ao fecharem contratos de financiamento. Isso porque a Selic e a inflação estão em disparada, e há expectativa de mais aumento após reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em abril.

Ao comprar um imóvel na planta, o consumidor, em geral, dá uma entrada e paga parcelas à construtora durante as obras. Uma vez entregue, no entanto, o restante do valor devido é financiado por um banco. E esse contrato de financiamento leva em conta o juro vigente no momento em que é firmado – e não no momento da compra do imóvel.

Uma pessoa que adquiriu um imóvel na planta no final do ano passado, por exemplo, pode enfrentar um aumento de 5 pontos percentuais na taxa básica de juros, a Selic. Para especialistas, quem comprou imóvel e aguarda a retirada das chaves este ano pode ter que comprovar uma renda maior ao banco.

O mutuário também deve comparar as taxas cobradas pelo seguro — exigido em todos os financiamentos imobiliários — e ficar atento a serviços extras embutidos pelos bancos no contrato, como cartão de crédito, previdência privada, entre outros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário