Alta do PIB pode relevar apenas 'acúmulo de riqueza', diz Lula
Segundo o ex-presidente, o índice 'nem sempre significa mais riqueza'
Foto: Farol da Bahia
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (02) que a alta do Produto Interno Bruto (PIB) não reflete necessariamente que tenha acontecido aumento de salário para toda a população ou maior geração de empregos no país. O pré-candidato a presidência aponta que, na verdade, os dados podem revelar apenas “acúmulo de riqueza”.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que o PIB cresceu 1% no primeiro trimestre em relação aos últimos três meses de 2021.
"Quando o PIB cresce você não recebe aumento de salário porque o PIB cresceu. Nem sempre o PIB crescer significa que gerou mais emprego. Às vezes, nós temos certeza que gerou acúmulo de riqueza em quem é empresário neste país", afirmou Lula.
"Agora, quando o PIB não cresce você pode ter certeza que o trabalhador perde. Quando ele cresce a gente não tem certeza quem ganha, mas quando não cresce a gente tem certeza que vem para as costas do trabalhador", seguiu.
Segundo Lula, durante os governos dele, o salário mínimo era reajustado pela inflação medida pelo INPC mais a variação do PIB de dois anos antes. "Aí você estava dando o aumento do PIB para o trabalhador", concluiu.