• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Alterações no clima este ano mostram necessidade de mais ações em 2023, diz ONU
Mundo

Alterações no clima este ano mostram necessidade de mais ações em 2023, diz ONU

Os números da temperatura global em 2022 serão divulgados em meados de janeiro

Por Da Redação
Ás

Alterações no clima este ano mostram necessidade de mais ações em 2023, diz ONU

Foto: Unsplash/Emerson Peters

Os impactos da mudança climática induzida pelos seres humanos se intensificaram neste ano. A agência da Organização das Nações Unidas (ONU) destaca que os últimos oito anos podem se converter nos mais quentes já registrados.

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), desastres climáticos como inundações extremas, calor e seca afetaram milhões de pessoas e custaram bilhões de dólares, 

O OMM aponta ainda que esses fenômenos mostram claramente a necessidade de se fazer muito mais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Além de fortalecer a adaptação às mudanças climáticas, por meio do acesso universal a alertas precoces.

Os números da temperatura global em 2022 serão divulgados em meados de janeiro.

Devido ao La Niña, agora em seu terceiro ano, 2022 não será o mais quente. Mas esse impacto de resfriamento será de curta duração e não reverterá a tendência de aquecimento de longo prazo causada por níveis recordes de gases de efeito estufa que retêm o calor na atmosfera.

Este será o décimo ano consecutivo em que as temperaturas atingiram pelo menos 1°C acima dos níveis pré-industriais. A probabilidade de, temporariamente, quebrar o limite de 1,5°C do Acordo de Paris está aumentando com o tempo.

Para 2023, a previsão é que a temperatura global fique entre 1,08 °C e 1,32 °C, acima da média do período pré-industrial.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário