Alunos da rede municipal de Salvador farão provas para avaliação do aprendizado
Avaliação diagnóstica ocorre entre os dias 13 e 17 de setembro
Foto: Getty Images
Cerca de 110 mil alunos da Rede Municipal de Salvador passarão por uma avaliação diagnóstica de aprendizado entre os dias 13 e 17 de setembro. Criado em 2013, o Programa Salvador Avalia (Prosa) tem os objetivos de aferir o desempenho dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
De acordo com a prefeitura da capital baiana, as provas são direcionadas aos estudantes do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano.
“Trata-se de uma avaliação importantíssima para o aperfeiçoamento da educação pública municipal e, nesse momento de pandemia, com a suspensão das aulas presenciais por mais de um ano, o Prosa se torna ainda mais fundamental. Precisamos saber o nível de aprendizado dos nossos alunos e, a partir desses dados, traçar estratégias que permitam sanar as dificuldades e garantir a qualidade do ensino/aprendizagem”, disse o secretário municipal da Educação, Marcelo Oliveira.
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) informou que para garantir o cumprimento de protocolos sanitários, foi elaborado um cronograma para a aplicação do Prosa com datas específicas para cada ano escolar. As provas serão aplicadas no horário de aula do aluno. “Normalmente, as avaliações do Prosa eram aplicadas em um único dia. Mas optamos por fazer esse desmembramento para garantir a segurança sanitária dos alunos, professores e funcionários”, ressalta a diretora pedagógica da Smed, Cinthia Santos.
Conforme o cronograma, as turmas do 1º e do 9º anos farão as provas na segunda-feira (13). Na terça (14), é a vez dos alunos dos 2º e 8º anos. No dia 15, quarta-feira, estudantes do 3º e 7º anos farão a prova, e na quinta-feira (16), as turmas de 4º e 6º anos. Encerrando a semana, os alunos do 5º ano farão a prova na sexta (17). O passo seguinte à aplicação das provas, apuração e análise dos resultados, é a devolutiva aos professores, coordenadores pedagógicos das escolas e das regionais e a realização de oficinas de aprimoramento.
O exame é desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), instituição especialista em medidas educacionais e avaliação, contratada pelo município.