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Alunos tiveram déficits de aprendizado em português e matemática durante a pandemia, avalia Inep

Dados são do novo balanço do Sistema de Avaliação da Educação Básica e foram divulgados pelo MEC

Por Da Redação
Ás

Alunos tiveram déficits de aprendizado em português e matemática durante a pandemia, avalia Inep

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira (16) apontam que, em 2021, estudantes dos ensinos fundamentais tiveram déficits no aprendizado em português e matemática. As informações fazem parte do novo balanço do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Ainda de acordo com os dados da pesquisa, foi de 15%, em 2019, para 34% em 2021 o índice de crianças do 2° ano do ensino fundamental que ainda não leem e nem sabem escrever palavras isoladas. 

Em relação à matemática, os resultados não são muito diferentes. O índice de proficiência entre os alunos do 2° ano, por exemplo, passou de 750, em 2019, para 741 no ano passado. Quantos aos estudantes do 5° ano, o índice foi de 228 para 217.

A queda não foi restrita aos estudantes do nível fundamental. Entre os alunos do ensino médio, os índices de proficiência em matemática e português, comparado a 2019, registrou redução de 7 e 3 pontos, respectivamente.

As escolas durante a pandemia 

Segundo o estudo, a pandemia de covid-19 alterou o modelo educacional da maior parte das escolas brasileiras. De acordo com a pesquisa, 92% das instituições de ensino adotaram estratégia de medição remota ou híbrida em 2021.

A pesquisa foi realizada em 72 mil escolas públicas e privadas, e respondida por aproximadamente 5,3 milhões de estudantes.

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