Amazon desarticula fraude dos celulares pendurados em árvores
Motoristas tentavam burlar sistema para receber mais encomendas que outros trabalhadores
Foto: Divulgação/ Bloomblerg
A Amazon desarticulou uma fraude criada pelos motoristas parceiros da empresa para receberem maior quantidade de encomendas e passar a frente de outros parceiros. O esquema envolvia pendurar celulares em árvores, em Chicago, nos Estados Unidos.
De acordo com o site Bloomblerg, a empresa teria criado uma espécie de zona morta para eliminar os privilégios criados pelos motoristas que tentaram passar a perna nos colegas de trabalho.
O Amazon Flex é um serviço de entregas realizado por pessoas que usam o próprio carro para levar encomendas aos clientes. A ideia é semelhante ao 99Entrega e oferece autonomia para o trabalhador decidir o tempo e a quantidade de serviço a ser desempenhado. No entanto, a competição pelas entregas aumentou durante a pandemia, que causou desemprego e fez com que o aplicativo se tornasse a principal renda de alguns dos colaboradores.
Agora o sistema da Amazon deve dar preferência para motoristas que estão realmente em localidades próximas. Por priorizar a rapidez da entrega, o antigo código deu uma brecha para que situações como pendurar celulares em árvores burlassem o sistema.