Amazonas registra primeiro caso de Dengue tipo 3 nos últimos 15 anos
Secretaria estadual de saúde anunciou um alerta epidemiológico; neste ano, vírus foi identificado no PR, MG, SP e RJ
Foto: Divulgação/FVS-RCP
O estado do Amazonas registrou o primeiro caso de dengue tipo 3 dos últimos 15 anos. O caso foi identificado pela Fundação de Vigilância em Saúde- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e o Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia), e divulgado em boletim epidemiológico, neste sábado (12).
O paciente tem entre 30 e 40 anos, é de Manaus, e apresentou sintomas como febre, dores no corpo e erupções cutâneas. O quadro de saúde dele é estável. Os últimos casos da doença por esse tipo haviam sido confirmados entre os anos de 2002 e 2009.
A principal diferença dos vírus (DENV) tipos 1, 2, 3 e 4 é que uma infecção não imuniza o paciente das outras e no caso da segunda, a pessoa tende a apresentar a forma grave da doença.
O DENV-2 e o DENV-3 são considerados os sorotipos mais virulentos, pois se espalham com maior facilidade. Os sintomas são os mesmos: febre alta, dor no corpo e articulações, náuseas e vômitos, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, e manchas vermelhas no corpo
Segundo a FVS-RCP, de 1 de janeiro a 26 de setembro de 2024, foram confirmados 6.191 casos de dengue, o que representa um aumento de 67,9% quando em relação ao mesmo período de 2023. Os casos foram confirmados clinicamente pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (LACEN-AM).
A secretaria estadual de saúde do Amazonas divulgou um alerta epidemiológico que pede atenção redobrada na notificação e coleta de amostras para exames.
Neste ano, as autoridades de saúde notificaram 13 amostras de sorotipo 3 no Paraná, em São Paulo e em Minas Gerais. Em todos os estados, o vírus não circulava há cerca de 15 anos. No mês de abril, o estado do Rio de Janeiro registrou dois casos da dengue tipo 3, não notificados desde 2007.