Amazônia: desmatamento chega à terceira maior marca para o mês de outubro
Número vem a público às vésperas da COP27, a conferência da ONU
Foto: Reprodução/ Welington Pedro de Oliveira
A Amazônia teve um desmatamento significativo em outubro de 2022. Os 813,2 km² de mata derrubada são o terceiro maior valor para o histórico recente do Deter, programa do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), com início em 2015.
A taxa de desmate no mês passado ainda deve aumentar, porém, considerando que o dado do Inpe só recebeu atualização até 28 de outubro.
O número vem a público às vésperas da COP27, a conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre mudanças climáticas, em Sharm el-Sheikh, no Egito. Mais uma vez, o desmatamento será um tema sensível para o governo Jair Bolsonaro (PL).
Espera-se para breve também a divulgação da taxa Prodes de desmatamento, o programa do Inpe que mede o desmate anual no bioma. No ano passado, o dado do Prodes já estava disponível durante a COP26, mas só foi divulgado pelo governo Bolsonaro depois do evento.
O Deter não tem o objetivo de medir desmatamento, mas, sim, de auxiliar políticas públicas de combate ao desmate. Porém, a partir dos seus dados é possível observar tendências de destruição.