Ambulantes são detidos após picharem calçadas de circuitos carnavalesco na orla de Salvador
Situação ocorreu neste domingo (9), no bairro de Ondina; Outros quatro casos foram registrados na Barra, na última semana
![Ambulantes são detidos após picharem calçadas de circuitos carnavalesco na orla de Salvador](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/200209/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=d26aa321ba6b0a9bd8a6003dd8132a04)
Foto: Divulgação/Semop
Quatro pessoas foram detidas pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal de Salvador neste domingo (9), após terem sido flagrados pichando a calçada da Avenida Oceânica, trecho de circuito carnavalesco, na orla da capital baiana. Os indivíduos foram levados para a 14° Delegacia da Barra.
Conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), o flagrante ocorreu próximo ao Clube Espanhol, no bairro de Ondina. As pichações foram feitas de forma estratégica para reservar o local para venda de bebidas e alimentos no carnaval.
A Semop informou que das quatro pessoas detidas, duas relataram ser responsáveis pelo ato de vandalismo. Outros casos de mesma natureza foram registrados na região da Barra. Na quarta-feira (5), a Polícia Civil registrou um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) contra duas mulheres, de 21 e 41 anos. Enquanto na sexta (7), outras duas pessoas também foram encaminhadas para uma delegacia.
As pessoas detidas devem ser submetidas a punições previstas no Código Penal Brasileiro, que estabelece pena de três meses a um ano de detenção, e pagamentos de multas. A Semop informou que como medida disciplinar, os ambulantes flagrados cometendo a infração serão proibidos de atuar no carnaval de Salvador de 2025.
As marcações realizadas pelos ambulantes foram removidas pela prefeitura. A secretaria declarou que é a segunda vez que essas ocorrências são registradas em decorrência do carnaval no circuito Dodô, que liga as praias da Barra e Ondina. A prefeitura disponibiliza o número 156, do serviço "Fala Salvador", para o registro de denúncias.
Foram totalizados 5.335 credenciados para trabalhar no circuito. A pasta informou que os locais para os ambulantes atuarem já foram designados, e eles podem iniciar as atividades no dia 27 de fevereiro. A festividade contará com presença de fiscais para garantir a organização dos trabalhadores.