Ameaçado de extinção, cervo-do-pantanal nasce no Zooparque Itatiba (SP)
O Zoológico relatou que o nascimento do animal ocorreu no dia 22, por volta das 20h44
Foto: Zooparque de Itatiba/Divulgação
Um cervo-do-pantanal ameaçado de extinção nasceu no Zooparque de Itatiba (SP). O filhote é um macho, que nasceu de parto natural, pesando 4,68 quilos. A gestação desta espécie dura entre 250 e 270 dias, e nasce apenas um animal por vez. Ele ainda não tem nome, mas nos próximos dias a instituição deve realizar uma votação com as opções.
O Zoológico relatou que o nascimento do animal ocorreu no dia 22, por volta das 20h44. A espécie cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) é nativa da fauna brasileira, sendo o maior cervídeo da América do Sul que vive em regiões de várzeas de rios.
Os animais entraram na lista de ameaçados em extinção devido às queimadas, construções de hidrelétricas, avanços de áreas agrícolas e urbanas, além de doenças transmitidas por criações de bovinos domésticos que implicam na sobrevivência destes animais em seus habitats.
O Zooparque Itatiba conta com um projeto de recuperação das espécies, cujo pontapé inicial se deu em 2019, com a chegada de Lina, uma fêmea que vivia no Parque Vida Cerrado, na Bahia. Somou-se a ela no ano seguinte Kadu, um macho adulto que vivia no Zoológico de Sorocaba.
Os animais foram escolhidos dentro do Programa Nacional de Conservação da Espécie para a formação de casal e geração de novos descendentes no Zooparque Itatiba. O pareamento foi bem sucedido e, já em 2021, foi registrado o nascimento da Aurora, primeiro filhote do casal.
Os responsáveis afirmaram ainda que o isolamento inicial é importante para fortalecer o laço entre os dois e permitir que a equipe veterinária possa realizar toda a rotina pediátrica, com exames iniciais, monitoramento dos sinais vitais e acompanhamento constante da amamentação e desenvolvimento do filhote.