• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Ameba comedora de cérebro: um parasita letal e ameaçador que preocupa especialistas
Mundo

Ameba comedora de cérebro: um parasita letal e ameaçador que preocupa especialistas

Conhecida como "ameba comedora de cérebro", a Naegleria fowleri é uma infecção rara e letal

Por Da Redação
Ás

Ameba comedora de cérebro: um parasita letal e ameaçador que preocupa especialistas

Foto: GETTY IMAGES

A ameba Naegleria fowleri, apelidada de "ameba comedora de cérebro", é um parasita que causa uma meningite agressiva e quase sempre fatal, levando à morte em até sete dias após o início dos sintomas. Nos Estados Unidos, sua letalidade chega a 97,4%, superando patógenos temidos como o ebola.

Nos EUA, foram relatadas três mortes em 2023 por infecção da ameba, incluindo uma adolescente e uma criança saudáveis que nadaram em lagos e rios. No Brasil, oficialmente não há casos confirmados, mas especialistas alertam para possíveis casos subdiagnosticados devido à semelhança dos sintomas com outras doenças.

A ameba é encontrada em água doce de lagos, rios e fontes termais, e penetra nas fossas nasais, atingindo o cérebro. O risco aumenta com o aquecimento global, visto que a ameba é termotolerante e se prolifera em altas temperaturas. Sintomas iniciais incluem dores de cabeça, febre e rigidez da nuca, progredindo rapidamente para convulsões e coma.

Não existe vacina contra a ameba, e medidas de prevenção incluem evitar que a água entre pelo nariz, não mexer em sedimentos de lagos e rios e evitar mergulhar em locais onde a presença da ameba é conhecida. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário