Americana de 47 anos fica cega por algumas horas após queimadura de sol nos olhos
Caso foi enquadrado pelos médicos como fotoceratite
Foto: Reprodução/Redes Sociais/Dana Galiano
A americana Dana Galiano, 47 anos, contou ao jornal Daily Mail ter ficado parcialmente cega por algumas horas após sofrer uma queimadura de sol nos olhos. Segundo ela, o episódio ocorreu durante uma viagem de férias em julho de 2022. Na ocasião, ela havia passado o dia na praia.
Ao chegar em casa, começou a sentir dor e sensação de queimação nos olhos. Além disso, ela notou uma pequena mancha marrom no olho direito. “Nem sempre uso óculos de sol e comecei a sentir quase como uma queimação no olho. Não era como uma alergia, era uma queimadura real”, disse Dana.
Apesar da sensação, a americana afirmou que apenas lavou o local com água corrente, tomou um remédio anti-inflamatório e aguardou pelo alívio dos sintomas. No entanto, após ir à praia novamente ela notou o aparecimento de uma nova mancha no olho esquerdo. O caso foi enquadrado pelos médicos como fotoceratite, um tipo de queimadura na córnea causado pela exposição excessiva aos raios ultravioleta. Os sintomas também podem incluir vermelhidão, dor e expansão, produção excessiva de lágrimas, dificuldade para abrir os olhos, visão turva, sensibilidade à luz e sensação de areia no olho.