Américas contabilizam 3,3 milhões de infectados pela covid-19
De acordo com a Opas, a situação será agravada por causa da chegada do inverno
Foto: Divulgação | Reuters
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o avanço do novo coronavírus no Brasil, Peru e Chile, é preocupante. De acordo com a Opas, os casos confirmados da doença nas Américas, o total de 3,3 milhões de infectados, correspondem a quase metade das contabilizadas em todo o mundo, mais de 7,1 milhões de infectados.
Em uma entrevista coletiva realizada na terça-feira (9), a diretora da Opas, Carissa Etienne, afirmou que a chegada do inverno na América do Sul poderá dificultar o diagnóstico da doença por causa do aumento das infecções respiratórias no período e a semelhança dos sintomas com a Covid-19.
"Na América do Sul, a resposta à pandemia será dificultada pela chegada do inverno, enquanto a temporada de furacões complicará nossos trabalhos na América Central, América do Norte e Caribe. Não temos dados de que a temperatura ou a umidade repercutem na propagação da doença, mas sabemos que o inverno exacerba as infecções respiratórias, assim como a gripe e pneumonia, que podem propagar-se rapidamente em climas mais frios e ambientes fechados", disse a diretora.
Para ela, a situação será mais agravante para os sistemas de saúde do Brasil, que apresentam sobrecarregamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus e defendeu o reforço das autoridades para a vacinação da população contra a gripe.
"A vacinação preventiva para a gripe é mais importante do que nunca, em especial para grupos de alto risco como trabalhadores da saúde, pessoas idosas e com infecções crônicas", afirmou Etienne.