• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Amorim diz que Netanyahu “vai ficar esperando” um pedido de desculpas de Lula
Mundo

Amorim diz que Netanyahu “vai ficar esperando” um pedido de desculpas de Lula

Conselheiro de Lula, do Itamaraty paralelo, afirma ser "praticamente impossível" o diálogo com o primeiro-ministro israelense

Por Da Redação
Ás

Amorim diz que Netanyahu “vai ficar esperando” um pedido de desculpas de Lula

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, negou qualquer possibilidade de um pedido de desculpas por parte do presidente Lula ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, por suas falas comparando a ofensiva militar de Israel em Gaza ao Holocausto.

Em entrevista para a Folha, Amorim expressou sua preocupação com as chances de diálogo com o governo israelense durante o conflito com o Hamas, que, assim como Lula, ele classifica como "genocídio". 

“Eu acho praticamente impossível [diálogo com Netanyahu]. Pode ser que mude de atitude; eu sou um pouco pessimista. Obviamente esse governo não quer que exista a Palestina, nem em Gaza nem na Cisjordânia. Uma das declarações citada pela África do Sul, mas repetida pela Corte, é de que não há inocentes. Se não há inocentes, é preciso eliminar todo mundo. Diferenciar isso de genocídio é muito difícil".

Sobre a cobrança para que Lula peça desculpas por sua declaração, Amorim afirmou:

“Vai ficar pedindo. Se é que ele [Netanyahu] está insistindo mesmo. Não sei se ele faz isso por demagogia interna ou por qualquer outra razão, mas certamente se ele está esperando isso não vai receber.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário