Brasil

Anac aprova regras para coordenação de horários de voos

Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, terá normas diferentes

Por Da Redação
Ás

Anac aprova regras para coordenação de horários de voos

Foto: Agência Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou nessa segunda-feira (6) novas regras para a coordenação de slots (horários de voos), com normas diferentes para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Com a resolução, também deverá ser encaminhada a alocação definitiva dos slots que antes eram da Avianca Brasil, que deixou de operar no país em 2019. A informação é do jornal Estadão. 

De acordo com o texto, a distribuição dos slots em Congonhas deve respeitar o limite de 45% de participação por companhia. Antes, a proposta original assegurava 40%. Além disso, a resolução aprovada define que entrantes podem ter acesso a até 18 slots diários no aeroporto. 

Segundo a agência, novas medidas buscam tornar mais eficiente o uso da infraestrutura, proporcionar estabilidade regulatória, e combater barreiras à entrada de novos players. "O mercado aéreo possui características naturais que o transformam naturalmente em oligopólio. Portanto, deve-se buscar uma regulação que: 1) não represente mais uma barreira à entrada; e 2) propicie o acesso ao aeroporto a empresas que rivalizem com as incumbentes", apontam os estudos promovidos pela agência.

A nova resolução também retira mecanismos que limitam a movimentação, cessão e troca de slots. De acordo com a agência, com a retirada dessas vedações é possível que uma operadora que não tenha obtido um slot junto a Anac possa conseguir com os outros operadores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.