• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Análises de laboratórios mostram que óleo em praias não tem relação com o desastre de 2019
Brasil

Análises de laboratórios mostram que óleo em praias não tem relação com o desastre de 2019

Nota técnica aponta que a origem do óleo pode ser por lavagem de tanques de navio

Por Da Redação
Ás

Análises de laboratórios mostram que óleo em praias não tem relação com o desastre de 2019

Foto: SEMA/GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

Nas últimas semanas surgiu uma nova mancha de óleo nas praias da cidade de Pernambuco, e o Governo Federal, com algumas universidades, divulgou uma nota técnica nesta sexta-feira (09), informando que a nova mancha não tem relação com o desastre ambiental que aconteceu em 2019, em diversos estados da região Nordeste. 

O comunicado apontou que o material “provavelmente é petróleo cru, proveniente do descarte de água com óleo lançada ao mãe após lavagem de tanques de navio petroleiro em alto mar”.

A nota foi assinada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Marinha, Ibama e universidades. As amostras foram coletadas em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, na tentativa de descobrir a origem das novas manchas, que indicou que houve um novo evento.

”Os biomarcadores, ou indicadores de origem, sugerem tratar-se de petróleo produzido no Golfo do México. Tal origem foi estabelecida a partir da análise das amostras coletadas, especificamente, nas praias de Pernambuco (Boa Viagem, Paiva e Quartel) e Bahia (Ondina).

Algumas pelotas de óleo tinham se crustáceos conhecidos como "cracas", que vivem em águas abertas. Pelo tamanho desses animais, "pode-se afirmar que essas pelotas de óleo permaneceram mais de duas semanas à deriva, no oceano, antes de encalharem na praia".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário