• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Anatel identifica bloqueadores de drones no Planalto que interferiram em 173 voos no DF
Brasil

Anatel identifica bloqueadores de drones no Planalto que interferiram em 173 voos no DF

Agência pediu que operação do equipamento seja suspensa

Por Da Redação
Ás

Anatel identifica bloqueadores de drones no Planalto que interferiram em 173 voos no DF

Foto: Sinclair Maia/Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) identificou quatro equipamentos bloqueadores de drones instalados nos palácios do Planalto, Alvorada e Jaburu, que interferiram em ao menos 173 pouso e decolagens do Aeroporto Internacional de Brasília, entre abril de 2021 e março de 2022. A informação é da CNN.

Os detalhes constam em um relatório da agência, concluído em maio de 2022. Os equipamentos em questão foram comprados pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) em 2020, com a justificativa de que seria para “evitar espionagem e aumentar a segurança das instalações palacianas”.

No documento, a Anatel solicita a suspensão imediata da operação dos bloqueadores de drone que estão instalados a pelo menos 10 quilômetros de distância do aeroporto de Brasília.

“Em face dos resultados obtidos e relatados pelo presente relatório, constatou-se que as interferências no sistema de recepção de GPS das aeronaves, com perda da capacidade RNAV [navegação] em Brasília, eram causas pelas emissões dos quatro equipamentos bloqueadores SCE 0100 – DRONEBLOCKER operados pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República”, diz o texto.

O GSI informou que desconhece o documento. E que o sistema de proteção contra drones instalado nos palácios está operacional e não há previsão de ser desligado ou substituído.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário