Economia

Aneel aprova novas tarifas de transmissão de energia; confira

Novas tarifas serão consideradas no reajuste das distribuidoras, feito no aniversário de cada contrato

Por Da Redação
Ás

Aneel aprova novas tarifas de transmissão de energia; confira

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na última terça-feira (4) as novas tarifas de transmissão de energia e a receita anual das transmissoras, que devem ter um impacto médio de 2,35% na conta de luz dos consumidores.

As novas tarifas de transmissão serão consideradas no reajuste das distribuidoras, feito anualmente, no aniversário de cada contrato de concessão. Por isso, os efeitos não são imediatos na conta de luz.

A Aneel também determinou, na terça, as tarifas de uso do sistema de transmissão pagas pelas usinas geradoras de energia e pelos consumidores. As taxas sofreram um aumento médio de 12,9% para o segmento de consumo e 4,4% para as usinas. Os valores entram em vigência em 1º de julho até 30 de junho de 2024.

Por fim, a agência determinou que a receita anual permitida (RAP) das transmissoras será de R$ 48,7 bilhões para o ciclo de 2023 e 2024. O reajuste representa um aumento de 14,3% em relação ao ciclo anterior, quando foi de R$ 42,6 bilhões.

Segundo a Aneel, o aumento se deve ao reajuste pela inflação, considerando o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) e o IPCA.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário