• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Aneel rebate BC e sinaliza manutenção de bandeira verde nas contas de luz até fim de 2023
Economia

Aneel rebate BC e sinaliza manutenção de bandeira verde nas contas de luz até fim de 2023

Em ata do Copom foi registrado que a expectativa da inflaçãoevou em conta a mudança de bandeira tarifária ainda neste ano

Por Da Redação
Ás

Aneel rebate BC e sinaliza manutenção de bandeira verde nas contas de luz até fim de 2023

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) encaminhou ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, um ofício em que contesta previsões da instituição financeira e traça um cenário de manutenção da bandeira verde para as contas de energia até o fim de 2023.

A agência afirmou que está quase descartado um adicional tarifário em 2023. De acordo com a Aneel, os reservatórios das usinas hidrelétricas devem encerrar o período de chuvas “com alto grau de armazenamento” e, com isso, a hipótese de mudança para bandeira amarela ou vermelha é inferior a 2%.

Quando essas bandeiras são acionadas, o consumidor é cobrado um acréscimo de R$ 2,98 a R$ 9,79 a cada 100 kilowatts-hora (kWh). O mecanismo é um estímulo à economia de energia e uma sinalização para que as usinas térmicas sejam ligadas para poupar água dos reservatórios.

O ofício da Aneel rebate uma ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada no dia 28 de março. Na documento, o BC afirma que suas projeções de inflação para 2023 e para 2024 consideram o acionamento da bandeira amarela em dezembro de cada ano. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário