Animais domésticos podem ser proibidos no Irã em breve

Ter cachorro ou gato poderá dar cadeia no país

Por Da Redação
Ás

Animais domésticos podem ser proibidos no Irã em breve

Foto: Pexels/Helena Lopes

O simples fato de ter um animal de estimação pode ser motivo de prisão em Teerã, capital do Irã. Uma nova onda de apreensões de animais domésticos vem assustando os donos de cachorros e gatos na região. De acordo com a polícia local, passear com cães em parques é crime. A medida visa "proteger a segurança do público". A informação é da BBC News. 

Para reforçar a segurança, o Parlamento iraniano poderá aprovar em breve o projeto de lei de Proteção dos Direitos do Público contra os Animais, que restringiria a possibilidade de ter animais de estimação em geral. De acordo com a proposta, a posse de animais de estimação estaria sujeita a uma autorização emitida por uma comissão especial. Além disso, o texto impõe uma multa mínima de cerca de US$ 800 (R$ 4,3 mil) para a "importação, compra e venda, transporte e manutenção" de vários animais, incluindo pets comuns, como gatos, tartarugas e coelhos.

O Irã foi um dos primeiros países do Oriente Médio a aprovar leis de bem-estar animal, em 1948. No entanto, a Revolução Islâmica de 1979, que derrubou o xá Mohammad Reza Pahlavi, mudou muitos aspectos da vida dos iranianos e seus cães. Os animais são considerados impuros pela tradição islâmica. Agora, os cães são considerados um símbolo da "ocidentalização".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário