• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Ano bissexto: família de SP tem dois filhos que nasceram no dia 29 de fevereiro
Brasil

Ano bissexto: família de SP tem dois filhos que nasceram no dia 29 de fevereiro

Data só acontece a cada 4 anos

Por Da Redação
Ás

Ano bissexto: família de SP tem dois filhos que nasceram no dia 29 de fevereiro

Foto: Agência Brasil

Uma família de São Paulo tem dois filhos que nasceram em 29 de fevereiro, e não são gêmeos. A chance de alguém nascer no 29 de fevereiro é de uma em quase 1.500. Em 2020, que é um ano bissexto, os irmãos Leonardo, que fará 12 anos no sábado (29), e João Pedro, que fará 4, poderão comemorar o aniversário na data certa.

A mãe das crianças, Tânia Volpi, disse, em entrevista ao G1, que todo ano é uma confusão e que ninguém sabe se parabeniza pelo aniversário no dia 28 de fevereiro ou em 1º de março. Em 2016, que também foi ano bissexto, foram registrados 12,5 mil nascimentos no dia 29 de fevereiro em todo país, 3.600 foram no estado de São Paulo. A data enfrenta rejeição da maioria da população já que, como só ocorre a cada 4 anos, não facilita que seja lembrada.

O ano comum 365 dias e 6 horas. Essa pequena diferença de 6 horas, se fosse somada ao longo dos séculos daria uma tremenda confusão ao calendário. Por isso, a compensação que ocorre no ano bissexto. De 4 em 4 anos, essas 6 horas completam 24 horas e esse dia a mais é encaixado no mês de fevereiro.

As ligações para os cartórios, sobre o dia 29 de fevereiro, aumentam neste mês. Muita gente querendo saber se tem problema nascer, se casar em um dia que só existe de quatro em quatro anos.

De acordo com a Associação de Cartórios de São Paulo, os pais não podem trocar a data do registro. Desde 1992, uma lei determina que o médico que fez o parto preencha a declaração de nascido vivo. Desse modo, se a criança nascer no dia 29 de fevereiro, é essa a data que vai pra certidão de nascimento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.