Ansiedade e transtornos alimentares são temas de debate em live promovida pela Clínica SiM
O assunto virou alvo de discussões na internet diante do comportamento de alguns participantes do BBB em relação a comida que preocuparam os telespectadores

Foto: Divulgação
Comer apenas ovo e fruta é sinal de transtorno alimentar? Até onde uma dieta restritiva ou longo período de jejum são considerados saudáveis? Comer muito pão é compulsão alimentar? Muitas questões envolvendo hábitos alimentares ganharam maior visibilidade recentemente diante da atitude de alguns participantes do reality show Big Brother Brasil 2022 em relação a comida. Os episódios lançam luz ao debate sobre transtornos alimentares, que afetam 5% da população brasileira, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o equivalente a cerca de 10 milhões de pessoas. De acordo com a psicóloga da Clínica SiM e membro do Centro de Transtornos Alimentares de Fortaleza, Juliana Cruz Sousa, as causas desses distúrbios podem ser psíquicas, provocadas por fatores socioculturais, fatores hormonais e até mesmo pela genética.
Para debater o assunto com o público, a psicóloga vai participar de uma live nesta quinta (10), às 19h30, com a influencer baiana Sheila Matos (@sheuba_) no perfil da Clínica SiM (@clinica.sim) pelo Instagram. No encontro, Juliana vai abordar a relação entre ansiedade e transtornos alimentares, como perceber os sinais desses distúrbios e a importância de entender o funcionamento da nossa mente para garantir o autocuidado e o controle da saúde, além de responder as perguntas do público.
“Muitas vezes, a associação entre ansiedade e transtornos alimentares está diretamente ligada a fatores que vão muito além de questões psicológicas e acabam afetando o funcionamento do organismo. Essa relação costuma ter como base problemas emocionais associados à culpa, frustração, questões mal resolvidas e baixa autoestima”, explica Juliana.
A Clínica SiM conta com uma equipe de psicólogos para atendimento presencial na unidade recém inaugurada no Shopping Center Lapa, assim como consultas online, através do aplicativo CartãoSiM.