Antes de posse no STF, Dino passará 21 dias no Senado e quer apresentar projeto de lei
Ele será substituído por Ricardo Lewandowski no Ministério da Justiça e se disse "feliz" com a escolha do presidente Lula
Foto: Agência Brasil
O ministro Flávio Dino, que está nas últimas horas como ministro da Justiça, afirmou que vai retornar ao Senado no dia 1º de fevereiro. Ele vai realizar as últimas atividades no parlamento e no dia 22 de fevereiro tomará posse no Supremo Tribunal Federal (STF), como novo ministro da corte.
Dino anunciou o cronograma das atividades pelas redes sociais, ao parabenizar o novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
Feliz em ser sucedido pelo ministro Ricardo Lewandowski, um professor pelo qual tenho estima e admiração. Desejo sorte e sucesso. Teremos 20 dias de transição, ao longo dos quais eu e a minha equipe ajudaremos ao máximo a aqueles que vierem a ser escolhidos para continuar com as…
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) January 11, 2024
Dino tomou posse como senador no dia 1º de fevereiro de 2023, mas se afastou no dia seguinte para retornar ao cargo de ministro da Justiça para qual já estava nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Com isso, o mandato no Senado pelo Maranhão foi assumido pela suplente Ana Paula Lobato (PSB), que com a ida de Dino para o STF ficará definitivamente no cargo de senadora.
Assim, Dino foi eleito para um mandato de oito anos, mas, ao tomar posse na Suprema Corte, terá passado apenas 22 dias na função.