Antidepressivos são eficazes contra forma mais grave da TPM, diz estudo
A TDPM foi reconhecida como distúrbio apenas em 2013 o que a faz, comumente, ser confundida com a TPM regular ou outros problemas de saúde
![Antidepressivos são eficazes contra forma mais grave da TPM, diz estudo](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/127722/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=693128e360bb027864673cb9fac640cc)
Foto: Pixabay
A síndrome pré-menstrual (TPM) tem uma forma muito mais grave e bem menos comum chamada de transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM), caracterizado por uma série de sintomas físicos e psicológicos que podem ser confundidos com a depressão, transtorno bipolar ou a TPM regular. Dentre os métodos que podem auxiliar no tratamento do transtorno, está o uso de baixas doses de antidepressivos, que, segundo cientistas, podem aliviar os sintomas.
De acordo com Crystal Edler Schiller, professora assistente de psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Norte e diretora associada de terapia comportamental e ciência reprodutiva no Centro de Transtornos do Humor Feminino, os sintomas de TDPM ocorrem apenas durante as duas semanas antes do início da menstruação e desaparecem dentro de alguns dias após ela "descer". Ao contrário da TPM comum, a TDPM interfere na vida diária de quem a tem.
Apesar da gravidade, o diagnóstico de TDPM não á fácil, visto que foi reconhecido como distúrbio apenas em 2013, e nem todos os profissionais de saúde têm experiência com ele ou sabem identificá-lo. Para um diagnóstico preciso, um profissional de saúde pedirá que a paciente avalie seus sintomas todos os dias por dois a três meses.
Além do uso de antidepressivos, o tratamento também pode ser eficaz com o uso de anticoncepcionais orais, suplementos de cálcio, medicamentos injetáveis e terapia cognitiva comportamental, além de mudanças no estilo de vida, como a frequência de atividade física.