Antisséptico bucal que promete proteção contra o coronavírus tem registro cancelado pela Anvisa
Desde o início da pandemia, marcas de antisséptico bucal fizeram propaganda do uso do produto para combater o vírus

Foto: Divulgação
A Anvisa cancelou o registro do antisséptico bucal DetoxPro Dentalclean, que chegou às farmácias em dezembro com a promessa de reduzir a carga viral do coronavírus. Segundo a Agência, não houve, "comprovação de eficácia como uma barreira à proliferação do SARS-CoV-2".
Em nota, a Dentalclean afirmou que entrará com novo pedido de registro "esclarecendo pontos e atendendo todas as exigências da Anvisa". Segundo ela, seis estudos "envolvendo laboratórios, séries de casos e estudos clínicos randomizados triplo cego" foram realizados.
O produto era comercializado como uma solução "capaz de inativar, acima de 96%, a proliferação do vírus da covid-19 na boca". A Dentalclean anunciou planos de lançar outros produtos com a mesma tecnologia, como gel dental e spray bucal. A estimativa era produzir 4 milhões de unidades por mês.
Desde o início da pandemia, marcas de antisséptico bucal fizeram propaganda do uso do produto para combater o vírus, mesmo não existindo comprovação científica de sua eficácia em seres humanos.
Em um estudo feito na Alemanha foram realizados apenas testes em laboratório, com cultura de células que imitam secreções nasais.
A Dentalclean diz ainda que "trabalha dentro dos princípios éticos, segue as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e as regras relacionadas à pesquisa do Ministério da Saúde".