• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • António Guterres destaca urgência da entrada da ajuda humanitária na fronteira Gaza
Mundo

António Guterres destaca urgência da entrada da ajuda humanitária na fronteira Gaza

Trabalhadores afirmaram que acordo para permitir a entrega de ajuda deve acontecer em breve

Por Da Redação
Ás

António Guterres destaca urgência da entrada da ajuda humanitária na fronteira Gaza

Foto: ONU/Mark Garten

Os trabalhadores humanitários da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmaram que devem divulgar um acordo para permitir a entrega de ajuda na fronteira de Gaza em breve. O chefe da pasta, António Guterres, chegou ao cruzamento de Rafah nesta sexta-feira (20), destacando a urgência de agilizar esse processo.

Em seu discurso ele falou sobre 2 milhões de pessoas presas sem suprimentos  adequados por quase duas semanas. Guterres também disse que é extremamente necessário que os caminhões se movam o mais rapidamente possível e na quantidade necessária, devendo entrar ''todos os dias para fornecer apoio suficiente ao povo de Gaza''.

Durante uma entrevista para a imprensa local, o secretário-geral destacou que os comboios carregados com alimentos e medicamento representam ''a diferença entre a vida e a morte''. Durante uma coletiva de imprensa em Genebra na manhã de sexta-feira, Jens Laerke, porta-voz do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU, Ocha, informou que estão em negociações avançadas com todas as partes relevantes para garantir que uma operação de ajuda em Gaza comece o mais rápido possível e nas condições apropriadas.

Ele acrescentou ainda que os relatos de que as partes envolvidas estão próximas de um acordo sobre os detalhes operacionais, com a primeira entrega prevista para os próximos dias, são fonte de encorajamento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário