Anulação de jogos por suspeita de manipulação abala o Campeonato Boliviano
FBF busca o aval da Conmebol para organizar um torneio relâmpago"
Foto: Divulgação/Bolívar
O Conselho da primeira divisão do Campeonado Boliviano decidiu anular todos os jogos disputados na atual temporada, em meio a suspeitas de manipulação de resultados que abalaram o futebol boliviano. A Federação Boliviana de Futebol (FBF) agora busca o aval da Conmebol para organizar um torneio "relâmpago". A decisão de anulação dos jogos foi apoiada pela maioria, com 14 votos a favor, uma abstenção e apenas dois votos contra.
Em uma coletiva de imprensa após a decisão, o presidente da FBF, Fernando Costa, destacou a presença de sérios indícios de manipulação de resultados em diversos jogos. O escândalo tomou novas proporções com a licença do presidente do Vaca Díez de Pando, Marcos Rodríguez, após surgir um áudio supostamente atribuído a ele, oferecendo a manipulação de um resultado contra o Nacional de Potosí.
O Nacional de Potosí venceu o Vaca Díez de Pando por 6 a 1 e 5 a 0 em encontros recentes, levantando suspeitas sobre a legitimidade desses resultados, considerando o histórico anterior de confrontos.