Anvisa afirma que eventos adversos das vacinas estão dentro do previsto

Órgão diz que até agora, não há dados que indiquem mudanças na avaliação da segurança

Por Da Redação
Ás

Anvisa afirma que eventos adversos das vacinas estão dentro do previsto

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Pouco mais de um mês após início da vacinação no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) considera que os eventos adversos mais frequentes relacionados às vacinas contra a Covid-19 não são graves e estão dentro do esperado. 

Segundo a agência, não há até agora dados que indiquem mudanças na avaliação da segurança das vacinas. Em entrevista, a gerente-geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária da Anvisa, Suzie Marie Teixeira Gomes, ponderou que ainda é muito cedo para avaliar os dados sobre o uso das vacinas.

Isso ocorre pelo fato de o número de vacinados no país ainda ser pequeno se comparado a outras vacinas que já são parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI). "Não existe, até o momento, nenhum sinal de segurança importante para que se desencadeie um processo regulatório ou uma ação regulatória", disse Suzie.

A Anvisa deve receber nos próximos dias relatórios de benefício-risco dos fabricantes das vacinas CoronaVac e Oxford/AstraZeneca, com dados sobre o primeiro mês da aplicação no país. Esses documentos vão auxiliar o monitoramento da segurança dos imunizantes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário