Anvisa aplica R$ 147,4 milhões em multas sobre medicamentos
Valor foi cerca de 400% a mais que em anos anteriores

Foto: Reprodução/Banco de Imagens
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aplicou, nos últimos 12 meses, multas que somam R$ 147,4 milhões na fiscalização do mercado de medicamentos. Segundo a Agência o total, 417 punições foram aplicadas, cerca de 400% a mais que em anos anteriores.
A Anvisa, que atua como secretaria executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, realizou procedimentos que identificaram infrações às normas da câmara. Segundo a agência, a maior parte das punições foram aplicadas em empresas distribuidoras de alimentos. Contudo, a agência não detalhou quais empresas foram multadas e quais receberam as maiores sanções.
A câmara possui normas fixas para a promoção da concorrência neste mercado e para evitar abusos sobre os consumidores. Dentre as ações, está a determinação dos preços máximos de medicamentos, que são disponibilizados no site da Anvisa.
O procedimento de fiscalização da Anvisa no último ano, envolveu atos para combater preços abusivos de medicamentos utilizados para o atendimento a pacientes com Covid-19, como aqueles do chamado “kit intubação”.