Anvisa aprova mais dois autotestes de Covid-19 no Brasil
Um dos autoexames autorizados é o primeiro no Brasil para detecção de Covid por amostra de saliva
Foto: Reprodução/G1
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, nesta sexta-feira (25), mais dois autotestes de Covid-19 do país. Agora, são quatro produtos autorizados para comercialização e a disponibilidade dos testes no mercado farmacêutico depende das empresas detentoras dos registros.
A decisão, publicada no Diário Oficial da União, são do teste SGTi-flex COVID-19 Ag, da empresa Kovalent, e o Autoteste COVID Ag Oral Detect, da Eco Diagnóstica. O primeiro produto faz uso de saliva, ao invés de swab nasal e o último foi elaborado no Brasil.
"Para obter o registro, os produtos foram avaliados quanto à segurança, o desempenho e o atendimento aos requisitos legais exigidos aos autotestes", informou a reguladora.
A Anvisa recebeu, até a última quarta (23), 72 pedidos de registro de autotestes de Covid. Do total, quatro foram aprovados e 13 reprovados. Além disso, existem outras duas solicitações em análise; duas à espera de manifestações de outros órgãos; 15 em exigência de documentos; e cinco com avaliação concluída, aguardando publicação no Diário Oficial da União.
Os demais 30 pedidos foram distribuídos para a área responsável e aguardam o início da análise por parte da agência.