• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Anvisa aprova registro de primeiro teste para diagnóstico da varíola dos macacos no Brasil
Saúde

Anvisa aprova registro de primeiro teste para diagnóstico da varíola dos macacos no Brasil

Disponibilidade do produto no mercado depende da Fiocruz

Por Da Redação
Ás

 Anvisa aprova registro de primeiro teste para diagnóstico da varíola dos macacos no Brasil

Foto: Bernardo Portella/Fiocruz

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (20) o primeiro produto para o diagnóstico da varíola dos macacos no Brasil. O teste registrado, registrado como "Kit Molecular Multiplex OPV/MPXV/VZV/MOCV/RP", foi fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O kit permite a detecção dos vírus orthopox, monkeypox e varicella zoster, a partir de uma tecnologia chamada PCR em tempo real, indicada para o processamento de amostras clínicas. De acordo com a Anvisa, foram analisados requisitos técnicos como o desempenho clínico e o gerenciamento de risco, que servem para garantir a adequabilidade do produto ao uso proposto. Segundo a avaliação, o produto atendeu aos critérios técnicos definidos pela agência.

A disponibilidade do produto no mercado depende da Fiocruz. Ainda segundo a agência, a avaliação do pedido levou 39 dias, incluindo 17 dias utilizados pela solicitante para atender exigências técnicas feitas pela agência.

Dados

Até o momento, o Brasil registra 7.019 casos confirmados de varíola dos macacos e duas mortes, segundo o Ministério da Saúde. Os casos foram confirmados nos estados de São Paulo (3.495), Rio de Janeiro (956), Minas Gerais (447), Distrito Federal (241), Goiás (405), Bahia (103), Ceará (247), Rio Grande do Norte (67), Espírito Santo (64), Pernambuco (111), Tocantins (9), Amazonas (71), Acre (1), Rio Grande do Sul (169), Mato Grosso do Sul (88), Mato Grosso (58), Santa Catarina (223), Paraná (173), Pará (29), Alagoas (12), Maranhão (13), Paraíba (17), Piauí (7), Roraima (4), Rondônia (3), Amapá (2) e Sergipe (4).
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.