• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Anvisa divulga alerta sobre doação de sangue em meio aos casos de varíola dos macacos
Saúde

Anvisa divulga alerta sobre doação de sangue em meio aos casos de varíola dos macacos

Recomendação original da OMS aponta que os infectados devem esperar ao menos 21 dias após sintomas

Por Da Redação
Ás

Anvisa divulga alerta sobre doação de sangue em meio aos casos de varíola dos macacos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nessa quarta-feira (20) um alerta publicado originalmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que trata da triagem de doadores de sangue em meio aos casos de varíola dos macacos.

Não há confirmação científica sobre a transmissão da doença por meio de sangue, tecidos, células e órgãos,  mas, ainda assim, algumas medidas foram recomendadas como forma de prevenção.

Segundo o alerta, os infectados pela doença não devem doar sangue até o desaparecimento dos sintomas e de lesões na pele. O prazo mínimo da restrição é de 21 dias após o início dos sinais. 

Já as pessoas que estiveram com infectados também não devem doar sangue até 21 dias após o contato. A precaução também vale para contato com assintomáticos.

Varíola dos Macacos
A varíola dos macacos é uma doença causada por vírus e transmitida por contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato acontece por meio de abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias.

A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo infectado.

Até o momento, não existe tratamento específico para a doença, mas os quadros clínicos costumam ser leves e requerem cuidado e observação das lesões. O maior risco de agravamento acontece em pessoas imunossuprimidas com HIV/AIDS, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos de idade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário