Anvisa suspende comercialização de lotes do Suplemento Alimentar de Bacillus clausii da marca Neogermina
Lotes do produto da empresa Brainfarma apresentaram desvios de qualidade
Foto: Reprodução
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) suspendeu a comercialização, distribuição e uso de quatro lotes do Suplemento Alimentar de Bacillus clausii da marca Neogermina.
Os lotes suspensos são: NGA00223 (Validade: 07/2025); NGA00323 (Validade: 07/2025); NEG00323 (Validade: 07/2025); NEG00523 (Validade: 07/2025).
A decisão ocorreu após o comunicado de recolhimento voluntário emitido pela empresa Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica, devido à presença de partículas estranhas nos referidos lotes (desvio de qualidade no produto).
Como reconhecer os produtos suspensos?
As pessoas que tiverem um frasco da Neogermina em casa, devem verificar na caixa de embalagem ou no rótulo do frasco o número do lote. Se seu lote for um dos relacionados acima, entre em contato com o SAC da empresa pelo telefone 0800 979 9900 ou pelo e-mail.
O que é o recolhimento?
O recolhimento de alimentos tem o objetivo de retirar do mercado produtos que representem risco ou agravo à saúde do consumidor.
Há dois tipos de recolhimento: o voluntário e o determinado. O recolhimento voluntário é iniciado pela empresa responsável pelo produto ao identificar uma situação de risco sanitário e confere maior agilidade para imediata e eficiente retirada do mercado de consumo, considerando as medidas de controle de qualidade adotadas pela empresa.
Já o recolhimento determinado é estabelecido pela Anvisa, como medida preventiva de risco ou agravo à saúde do consumidor, caso não seja realizado voluntariamente pela empresa responsável pelo produto.
É obrigação da empresa interessada realizar o recolhimento de produtos que representem risco ou agravo à saúde do consumidor, imediatamente após a ciência do fato, conforme procedimentos estabelecidos na legislação sanitária.