Ao criticar a ViaBahia, Otto afirma que TCU ainda não analisou pedido de reequilíbrio de contrato
Senador também aponta necessidade de construção da ponte Salvador-Itaparica
Foto: Reprodução/ Rádio Metropole
O senador Otto Alencar (PSD) disse nesta segunda-feira (9), em entrevista à Rádio Metrópole, que o Tribunal de Contas da União (TCU) ainda não analisou o pedido de reequilíbrio do contrato da ViaBahia, concessionária responsável por trechos da BR-324 e BR-116.
Segundo ele, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), tem se dedicado a encontrar uma solução, considerando as críticas frequentes que a concessionária recebe devido às más condições das rodovias.
“O caso da ViaBahia está no TCU. Desde a época do então presidente Michel Temer tem esse processo de reequilíbrio e até hoje não foi feito”, afirmou o senador.
Otto é um dos principais críticos da administração da ViaBahia. Em 2013, ainda como secretário de Infraestrutura, ele solicitou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o rompimento com a concessionária. Na época, ele acusou a ANTT de complacência com a situação da empresa.
De acordo com o senador, a única maneira de resolver os problemas relacionados ao fluxo de veículos que saem da capital é por meio da criação de uma nova rota de saída, como a ponte Salvador-Itaparica.
“O TCU está prestes a decidir se vai dar um reequilíbrio ou não para que os concessionários da empresa, que agora, ao que parece, são do Canadá, possam realizar os investimentos necessários. E, até a ponte chegar, há possibilidade de realizar melhorias, pois tem espaço para fazer a terceira pista de um lado e de outro. Já passamos por lá e fizemos os estudos”, reforçou.
Leia também: Eduardo Salles culpa ViaBahia por mortes em acidente envolvendo ônibus na BR-324
>>Tiago Correia relata envolvimento de empresas ligadas a políticos na concessão da ViaBahia