Política

Ao menos cinco negros são mortos pela polícia todos os dias, diz levantamento

Em 2021, foram 3290 mortes nos 7 estados monitorados, sendo 2.154 vítimas negras

Por Da Redação
Ás

Ao menos cinco negros são mortos pela polícia todos os dias, diz levantamento

Foto: Agência Brasil

O novo boletim da Rede de Observatórios da Segurança, a partir de dados das secretarias de segurança, mostra que aos menos cinco pessoas negras são mortas pela polícia todos os dias no Brasil. Em 2021, foram 3290 mortes em ações policiais nos estados monitorados pela Rede de Observatórios (Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo), sendo 2.154 vítimas eram negras.

Levando em consideração somente os casos com informação racial, nota-se que o percentual de negros mortos pela polícia é muito maior que a presença de negros na composição populacional em todos os estados monitorados. A Bahia apresenta o maior percentual, com 98%, mas é o Rio de Janeiro que tem o maior número absoluto, com 1.060 vítimas. 

Pernambuco tem o segundo maior percentual de negros mortos pela polícia, 96%, com uma morte de pessoa negra  a cada quatro dias. No Ceará, entre as ocorrência com identificação, 92% das pessoas mortas eram negras, com uma morte a cada três dias. Já no Piauí, o percentual de pessoas negras mortas pela polícia é de 75%, e na capital, onde se concentra essa letalidade, chega a 83%.

Em São Paulo, tem havido reduções seguidas nos números de letalidade policial nos últimos meses devido à implantação de câmaras nos fardamentos dos agentes de segurança, mas a cor dos mortos permanece a mesma: 69% são negros, com uma morte a cada 72 horas. Já no Maranhão, segundo o levantamento, existe um "apagão de dados" e o estado não produz números sobre a cor dos mortos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário