Ao som do samba, Salvador dá início ao maior Carnaval de rua do mundo
Espetáculo “A Rota do Samba”, dirigido por Larissa Luz, marcou a abertura oficial da folia

Foto: Catharina Ollandezos / Farol da Bahia
Foi dada a largada. Sob o céu do Campo Grande ao som do pandeiro, o Carnaval de Salvador 2026 começou em grande estilo, celebrando os 110 anos do primeiro registro comercial do samba no Brasil.
Com o tema “O Samba Nasceu Aqui”, a abertura da maior festa de rua do mundo aconteceu no início da noite desta quinta-feira (12) com o espetáculo “A Rota do Samba”, dirigido pela multiartista soteropolitana Larissa Luz.
A apresentação levou o público por uma viagem musical pelas diferentes fases e vertentes do gênero.
Em blocos temáticos, o espetáculo destacou a força das mulheres na construção do samba, reverenciou o legado de compositores e mostrou os caminhos que deram origem ao samba-reggae e ao pagodão.
O palco reuniu nomes que traduzem a alma do samba na Bahia, como Nelson Rufino, Batifun, com participação de Fernando Rufino, Mariene de Castro, Malê Debalê, Ganhadeiras de Itapuã, Roberto Mendes, Edil Pacheco, Taian Riachão, Gal do Beco, Juliana Ribeiro e Ju Moraes.
A abertura será encerrada com um arrastão comandado por Xanddy Harmonia.
Além dos artistas, autoridades acompanharam o momento, entre elas o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), a vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o vice-governador Geraldo Júnior (MDB).
Dados da folia
A expectativa é que Salvador receba cerca de 1,2 milhão de turistas durante o período oficial da festa, com movimentação estimada em R$ 2,6 bilhões na economia local e geração de mais de 250 mil empregos.
A programação prevê mais de 700 atrações nos circuitos oficiais e outras 520 apresentações distribuídas em palcos temáticos e bairros, ampliando a festa para além dos percursos tradicionais.


