Ao Vivo: CPMI do 8 de Janeiro é instalada nesta quinta-feira (25)
Arthur Maia é o presidente e Eliziane Gama assume posto de relatora
Foto: Divulgação
O Congresso Nacional instalou nesta quinta-feira (25) a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, que vai investigar a invasão às sedes dos três Poderes, em Brasília, no início do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A primeira sessão do colegiado foi usada para eleger os cargos da mesa diretora.
A presidência ficou com o deputado Arthur Maia (União Brasil-BA), aliado político do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Já a relatoria ficou com a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), escolha que gerou descontentamento da oposição.
A sessão iniciou com bate-boca entre governistas e oposicionistas. O senador Marcos do Val (Podemos-ES) apresentou questão de ordem contra o nome de Eliziane para relatar os trabalhos do grupo. O então presidente temporário do grupo até a eleição da mesa diretora, senador Otto Alencar (PSD-BA), subiu o tom ao pedir silêncio ao senador Marcos do Val.
Relembre 8 de janeiro
Um grupo de eleitores que não aceita a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República invadiu as sedes dos três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro deste ano.
Na época, imagens transmitidas pelas emissoras e redes sociais mostravam a depredação do patrimônio público, com quebra de vidraças, cadeiras e parte da estrutura dos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF). Agora, a CPMI investigará o que motivou os atos de vandalismo.
Assista: