Apagão pode ter gerado perdas de R$ 2,2 milhões em vendas na Bahia
Queda de energia atingiu todas as regiões do Brasil na manhã desta terça (15)
Foto: Reprodução/Pixabay
Uma queda de energia atingiu todas as regiões do Brasil na manhã desta terça-feira (15), impactando diversas atividades cotidianas, incluindo o comércio brasileiro. De acordo com informações da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), a perda potencial de vendas em determinados setores do estado pode chegar a R$ 2,2 milhões. Essa estimativa engloba supermercados, farmácias, vestuário e outras atividades, como artigos esportivos e lojas de produtos alimentícios.
“Quando se trata de eventos atípicos como esse, é natural que haja um efeito sobre as compras por impulso, sobretudo no momento em que ocorreu, no trajeto das pessoas ao trabalho, quando passam em mercados e supermercados para comprar um lanche para o dia ou numa loja de roupa para comprar algum item que precisa mais imediatamente”, pontua o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.
Além disso, segundo um consultor econômico, há situações em que empresários podem sofrer danos materiais em seus estabelecimentos. "Isso se aplica a problemas em equipamentos como refrigeradores, ar-condicionado, computadores e outros dispositivos eletroeletrônicos que possam de alguma forma afetar as vendas específicas daquele estabelecimento", explica Dietze.
A Fecomércio-BA afirma, no entanto, que o apagão desta terça não deve impactar o desempenho geral do mês.