• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Apenas 18% das maiores empresas do mundo adotam ações para zerar carbono
Mundo

Apenas 18% das maiores empresas do mundo adotam ações para zerar carbono

Objetivo é alcançar a meta até 2050, ano estipulado pelo Acordo de Paris

Por Da Redação
Ás

Apenas 18% das maiores empresas do mundo adotam ações para zerar carbono

Foto: Pixabay

Das 2.000 maiores empresas do mundo, apenas 18% adotam ações corretas para zerar suas emissões de gases de efeito estufa até 2050, ano que foi estipulado pelo Acordo de Paris para o cumprimento da meta que pode limitar o aquecimento global a 1,5°C em relação ao período pré-industrial. O levantamento é da Accenture e foi divulgado no Brasil na sexta-feira (17). As informações foram publicadas no jornal Folha de S.Paulo. 

A análise utiliza dados da S&P Global Market e leva em conta as emissões diretas das empresas públicas e privadas com maiores receitas. São consideradas emissões indiretas as causadas pela produção da energia usada na companhia. 

A Accenture separou todas aquelas que divulgam dados desde 2016, quando o Acordo de Paris começou a valer. Nesse caso, a lista diminui para 1.396 companhias.

Dessas, metade continua aumentando suas emissões e metade reduz. Mas 33% de todas elas, apesar de reduzirem suas emissões, fazem isso de forma mais lenta do que o necessário.

Para frear o aquecimento global em 1,5°C, as emissões globais de gases de efeito estufa devem atingir seu pico até 2025, diminuir 43% até 2030 e zerar até 2050.

O estudo também detectou que houve um aumento apenas de cinco pontos percentuais se comparada a quantidade de empresas que reduziram suas emissões desde 2016 e aquelas que já vinham reduzindo nos cinco anos anteriores ao Acordo de Paris.

Quando observada, porém, a intensidade dessas emissões (conta que considera as emissões em relação às receitas e aos controles de desempenho dos negócios), 77% das empresas conseguiram diminuir, contra 40% nos cinco anos que antecederam 2016.

A pesquisa também apontou que 37% das 2.000 empresas têm metas de redução de emissões de carbono (ou GEE) — elas são responsáveis por quase 13% das emissões globais. Em 2022, 34% tinham metas.

Há, porém, grande variações locais entre essas companhias: entre as europeias da lista, 61% têm metas, mas na América do Norte só 28%. No restante do mundo, são 30%. Como parâmetro, as empresas europeias representam 24% das 2.000; as americanas, 32% e as demais, 44%.

A pesquisa da Accenture também traçou 20 ações necessárias para alcançar o net zero e checou quantas empresas as adotam. Essas ações incluem, por exemplo, a utilização de energias renováveis e mudança do modelo de negócio.

A grande maioria das 2.000 empresas estão se ajustando para se abastecer de energia renováveis (79%), para implementar a eficiência energética (82%), reduzir os resíduos (80%) e adotar princípios circulares (68%).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.