Apenas 28% do público de 11 a 14 anos já recebeu a segunda dose contra dengue, segundo Ministério da Saúde
De acordo com órgão, dos 417 municípios da Bahia, só 125 tiveram contemplados com doses
Foto: Reprodução/ Frame EBC/ Agência Brasil
Somente 28% do público da faixa etária de 11 a 14 anos já recebeu a segunda dose da vacina contra dengue na Bahia, de acordo com o Ministério da Saúde.
Das mais de 157 mil primeiras doses aplicadas contra dengue, apenas 43,9 mil jovens retornaram para os postos tomar a dose de reforço contra a doença. No SUS, o imunizante está disponível gratuitamente e depende de um esquema vacinal com duas doses, com intervalo de três meses entre elas, para completar a proteção.
Segundo informou a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), dos 417 municípios da Bahia, só 125 tiveram contemplados com doses. Para eles, as 115 cidades receberam e, depois, mais dez tiveram acesso a doses de remanejamento de um lote próximo do vencimento.
A Sesab destacou ainda, que os cada um dos dez últimos municípios adquiriram uma remessa com 30% das doses inferiores da população elegível de 11 e 14 anos. O órgão afirmou também que o Ministério ainda não anunciou o aumento do número de municípios contemplados e nem as novas remessas de doses.
Em nota, o Ministério da Saúde disse que adquiriu "todo o estoque de vacina contra a dengue disponível no mundo". O órgão afirma que, devido à capacidade de produção do laboratório, as doses são entregues em lotes mensais. Para a Bahia, foram distribuídas 407.683 doses e 198.275 foram aplicadas.
No estado
O estado da Bahia já registrou 143 mortes confirmadas pela dengue, conforme o painel "Bahia contra a Dengue". Além disso, mais de 231 mil casos prováveis foram contabilizados e outros 6.079 casos graves foram registrados. Até segunda-feira (23), eram 17 cidades em epidemia de dengue no estado. A maioria das vítimas atingidas pela doença são mulheres (56,2%) e pessoas pardas (58%).