Aplicativo de denúncias de violência doméstica ou violação de direitos está disponível
Os telefones "Disque 100" e "Ligue 180" continuam funcionando normalmente
Foto: Reprodução
Anunciado na semana passada pela ministra dos Direitos Humanos, Mulher e Família, Damares Alves, está disponível a partir desta quinta-feira (9) o aplicativo "Direitos Humanos BR", um novo canal de denúncias de violência doméstica ou violação de direitos. A iniciativa se baseia na dificuldade das vítimas para pedir ajuda reservadamente por estar confinada o dia inteiro com o agressor, por conta das medidas de isolamento social adotadas para conter a propagação do coronavírus no Brasil.
O aplicativo é gratuito e, depois de fazer seu cadastro, o denunciante pode prestar queixa quanto a violências contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e outros grupos sociais. Há uma opção para anexar arquivos, como fotos e vídeos.
“Além da própria vítima, será fundamental a participação dos vizinhos e de toda a sociedade nesse momento, para que denunciem as situações de violência”, explicou o ouvidor nacional de direitos humanos, Fernando Pereira. Ele também adiantou que uma segunda versão terá funcionalidades para pessoas com deficiência e analfabetos.
Os telefones "Disque 100" e "Ligue 180" continuam funcionando normalmente.