Aplicativo do TSE já registrou mais de 78,3 mil casos de denúncias
O aplicativo Pardal é a ferramenta da Justiça Eleitoral para denunciar irregularidades na propaganda eleitoral
Foto: Divulgação
De acordo com a Justiça Eleitoral, o aplicativo Pardal registrou mais de 78,3 mil denúncias de publicidade irregular durante a semana de campanha eleitoral até esta sexta-feira (4). A ferramenta criada permite que o eleitor ajude a informa às autoridades sobre eventuais ilegalidades na propaganda irregular.
A grande parte desses casos são referentes à disputa de vereadores nos municipios sendo cerca de 41 mil pedidos de apuração. Já na campanha para prefeito, o número de casos ultrapassou os 21,7 mil. Além dos partidos, coligações e federações são alvos de 15 mil solicitações de providências.
Já as ocorrências feita por problemas na campanha na internet são de 15% do total, ou seja, mais de 9,4 mil denúncias. Em casos de inconstância na propaganda com o uso de banners, cartazes e faixas chegam a 22% - 13,9 mil. E 18% das reclamações se referem à publicidade em bens públicos 11,4 mil.
O estado que mais concentra casos de irregularidade é São Paulo como mais de 14,7 mil pedidos de apuração, seguido por Minas Gerais, com cerca de 12,3 mil casos; e pelo Rio Grande do Sul, com 7,7 mil relatos.
App - Pardal
O aplicativo Pardal é a ferramenta da Justiça Eleitoral para denunciar irregularidades na propaganda eleitoral. Todas as irregularidades podem ser feitas pelos eleitores onde são encaminhadas para o juiz eleitoral competente, que vai tomar as providências para coibir eventuais atos ilícitos.
O App ainda ajuda a responder duvidas sobre o que pode e o que não pode durante a campanha eleitoral. A partir daí, o usuário avalia se o caso que quer apresentar preenche os requisitos de uma propaganda irregular.
Desinformação
Outro programa também desenvolvido pela Justiça Eleitoral para combater os casos de desinformação. O Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral. Já se a questão se encaixa em crime eleitoral, a pessoa será direcionada ao Ministério Público Eleitoral.
As propagandas
Na última quinta-feira (3), foram encerrada a propaganda eleitoral no rádio e na TV para o primeiro turno. Já as propaganda paga na imprensa e reproduzida na internet, na sexta-feira (4).
Já neste sábado (5) candidatos, partidos, coligações e federações ainda podem usar alto-falantes e amplificadores de som para a divulgação de campanha. Também podem distribuir nas ruas material impresso, fazer carreata, caminhada ou passeada, com ou sem carro de som.