Tecnologia

Aplicativo espião e roubo de dados bancários crescem em 2019, aponta levantamento

O número de aplicativo instalados para espionar namorado (a) aumentou em 27.114 casos

Por Da Redação
Ás

Aplicativo espião e roubo de dados bancários crescem em 2019, aponta levantamento

Foto: Reprodução | Kaspersky Lab

Um levantamento realizado pela empresa de segurança Kaspersky, revelou que o número de instalações de aplicativo espião e roubo de dados bancários aumentou em 2019. 

Só no ano passado, o stalkerware, utilizado para espionar namorado (a) sem o consentimento da pessoa, aumentou de 40.386, em 2018, para 67.500 em 2019. A tecnologia fornece a terceiros dados pessoais de usuários, como mensagens e a localização do celular. Alguns aplicativos mais sofisticados também permitem que o stalker consiga acessar fotos, vídeos em tempo real, áudios e ligações realizadas pela pessoa espionada.

Além disso, o roubo dos dados bancários tem sido realizado com frequência através de mensagens SMS ou pela criação de perfis falsos de bancos para colher as informações necessárias do usuário. Através de uma mensagem, a pessoa clica em um link e, a partir disso, o invasor consegue acessar aplicativos bancários no celular da vítima.

Uma nova modalidade também permite que os invasores disponibilizem aplicativos maliciosos na Google Play Store, rede para baixar aplicativos nos celulares Androids. Para evitar os casos, é necessário que o usuário confira a avaliação e comentários de usuários na aba de informações do app, ver a frequência de atualização, e pesquisar mais informações sobre a fabricante.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.