Após ações da PM com 30 mortes, Jerônimo fala em apurar 'eventual excesso'
Ministro Silvio Almeida informou que acionou Ouvidoria dos Direitos Humanos
Foto: Rafael Martins/GOVBA
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou na segunda-feira (7), em publicação nas redes sociais, que "eventuais excessos" serão apurados em ações da Polícia Militar, que resultaram na morte de 30 pessoas no estado. O governo federal acompanha as investigações.
No sábado (5), o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, informou que acionou a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos e expressou que as mortes "não são compatíveis com um país que se pretende democrático e em consonância com os Direitos Humanos".
As 30 mortes em diferentes confrontos com policiais militares aconteceram em um espaço de uma semana, entre 28 de julho e 4 de agosto. Na publicação, Jerônimo disse que conversou com o ministro sobre as ações de prevenção à violência e redução da letalidade policial.
O nosso compromisso é na apuração de casos de eventual excesso por parte de qualquer servidor, qualificação permanente da atuação policial para garantir mais eficiência na ação, respeito à legislação e preservação da vida.
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) August 7, 2023