Após acordo com operadores, planos de saúde cancelados devem ser retomados em até 72h
Presidente da Câmara e deputados se encontraram com representantes dos planos de saúde para discutir suspensão unilateral
Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil
Após acordo com operadoras, os planos de saúde cancelados de forma unilateral serão reativados em até 72h. A informação foi dada pelo relator da Lei dos Planos de Saúde, o deputado Duarte Jr (PSB-MA).
“Essa é a primeira vitória do nosso trabalho por uma saúde suplementar de qualidade. Está proibido o cancelamento do contrato de qualquer beneficiário, seja idoso, autista, pessoa com deficiência ou doenças crônicas. O cidadão que não tiver seu contrato retomado no prazo estabelecido pode e deve procurar os órgãos de defesa do consumidor para garantir esse direito”, destaca o relator.
Duarte Jr e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), fizeram uma reunião com representantes dos planos de saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para tratar da suspensão unilateral dos planos nesta terça.
O acordo fechado entre membros do Legislativo e as operadoras de planos acontece em meio a pedido de parlamentares para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o cancelamento unilateral de contratos de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e idosos.