Após anúncio do MS, Salvador começa aplicar terceira dose nesta sexta-feira (19)
O público habilitado em Salvador para tomar a terceira dose é de 180 mil pessoas
Foto: Bruno Concha/Secom
Após anúncio feito pelo Ministério da Saúde reduzindo o intervalo para dose de reforço e ampliação da faixa etária, da população que receberá a terceira dose da Vacina contra Covid-19, a prefeitura de Salvador inicia a mobilização já nesta sexta-feira (19), com uma operação especial para complementação vacinal de 2ª dose.
No sábado (20), o público-alvo é a partir de 18 anos ou mais (2ª e 3ª dose). Segundo a SMS, técnicos da pasta de Saúde da capital baiana estão trabalhando no planejamento estratégico da Mega Vacinação, que tem como slogan ‘proteção pela metade não é proteção’. Os postos de vacinação estarão trabalhando das 8h às 18 horas.
“A estratégia da prefeitura visa reforçar a importância de se tomar as duas doses para, consequentemente, reforçar a imunidade contra a doença. O sábado será exclusivo para a dose de reforço (D3) para quem tem cinco meses de conclusão do ciclo vacinal (D1 +D2). O número de postos disponibilizados e profissionais envolvidos, assim como o quantitativo de pessoas a serem vacinadas ainda serão divulgados”, informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O Secretário de Saúde de Salvador Leo Prates afirmou que mais de 250 mil pessoas ainda não tomaram a 2ª dose e o público habilitado para tomar a terceira dose é de 180 mil pessoas, em Salvador.
“Essa é uma decisão do Ministério da Saúde e estamos aguardando mais informações para seguir em frente. Na sexta vamos reforçar para que a população adulta tome a 2ª dose e no sábado fazer esta Operação que é Nacional de 3ª dose para pessoas com 18 anos ou mais. Lembrando que o aprazamento foi diminuído de seis para cinco meses. Pretendemos abrir no sábado todas as unidades de saúde que estão trabalhando na vacinação, os postos irão atuar das 8 horas até às 18 horas”.