Após aparece ao lado de surfista australiano, juiz é suspenso dos Jogos Olímpicos
Suspensão de Ben Lowe foi anunciada pela Associação Internacional de Surfe (ISA, na sigla em inglês)
Foto: Reprodução/Instagram
Após aparecer ao lado de um dos surfistas que disputam os Jogos Olímpicos, o juiz Ben Lowe foi suspenso, nesta quinta-feira (1°), pela Associação Internacional de Surfe (ISA, na sigla em inglês). Com isso, ele não vai julgar mais o desempenho dos surfistas em Teahupo'o, no Taiti - onde é disputada nas Olimpíadas.
A foto em questão foi publicada na última segunda-feira (29). Durante a folga por causa das condições ruins, o surfista australiano Ethan Ewing apareceu ao lado do técnico Bede Durbidge e de Ben Lowe, também australiano e um dos árbitros olímpicos que estão julgando as ondas nestes jogos.
Na decisão, a ISA afirmou que é "inapropriado para um juiz interagir dessa forma com um atleta" e que removê-lo do quadro de julgamento das Olimpíadas "para proteger a integridade e a justiça da competição".
Ben Lowe já havia sido alvo de protesto pela CBSurf (Confederação Brasileira de Surfe), que enviou uma carta, em abril, para a ISA demonstrando preocupação com a integridade do julgamento nas Olimpíadas.
Na carta enviada à entidade, a CBSurf reclamou que, nos últimos anos, alguns julgamentos causaram insatisfação entre os brasileiros.
Confira a decisão da ISA:
"A ISA está ciente de uma foto circulando nas redes sociais em que um dos juízes de surfe das Olimpíadas, australiano, é visto interagindo socialmente com um atleta australiano e seu treinador.
É inapropriado para um juiz interagir dessa forma com um atleta e sua equipe.
Para proteger a integridade e a justiça da competição em andamento, e em acordo com o Código de Conduta da ISA e o Código de Ética do Comitê Olímpico Internacional, o Comitê Executivo da ISA decidiu remover o juiz do painel de julgamento da competição.
Essa decisão não está relacionada à performance do juiz nas Olimpíadas.
A ISA comunicou a todos os juízes e equipes para recordá-los das responsabilidades relacionadas a comportamentos inapropriados".