• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Após Assembleia unicameral dissolvida, Equador fará nova eleição presidencial
Mundo

Após Assembleia unicameral dissolvida, Equador fará nova eleição presidencial

No dia 20 de agosto também serão definidos os 137 deputados do país

Por Da Redação
Ás

Após Assembleia unicameral dissolvida, Equador fará nova eleição presidencial

Foto: Pixabay

Após o presidente Guillermo Lasso dissolver a Assembleia Nacional unicameral, os equatorianos terão uma nova eleição no dia 20 de agosto para definir um chefe do executivo e 137 deputados. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (24), pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE). 

Lasso desfez a Assembleia há uma semana usando seu poder constitucional, que contempla eleições antecipadas para completar o atual mandato de quatro anos, que termina em maio de 2025.

O governante decretou a dissolução por uma "grave crise política e comoção interna" em meio ao julgamento político ao qual foi submetido pela maioria opositora do Legislativo, que o acusou de peculato.

O CNE aprovou eleições antecipadas para 20 de agosto. Caso seja necessário, o segundo turno está marcado para 15 de outubro, de acordo com o calendário divulgado à imprensa pelo órgão eleitoral.

O Conselho convocará oficialmente as eleições em uma transmissão de rádio e televisão na noite desta quarta-feira, para cumprir o exigido por lei. A Assembleia Nacional tem a atribuição de conceder posse ao presidente. Já os legisladores devem então "autoconvocar-se imediatamente" para assumir suas funções..

Para as eleições dos prefeitos em fevereiro passado, 13,4 milhões dos 18,2 milhões de equatorianos estavam registrados para votar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário