Após atentado em Brasília, Glenn Greenwald questiona decisões de Moraes e é criticado
Ministro determinou prisão do ex-comandante da PM-DF e do ex-secretário da Segurança Pública
Foto: Agência Brasil/Reproduçao/Montagem
O jornalista americano Glenn Greenwald questionou na última terça-feira (10), em publicação nas redes sociais, as últimas decisões tomadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O magistrado ordenou a prisão do ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal Fabio Augusto Vieira e do ex-secretário da Segurança Pública Anderson Torres.
“Existe agora, ou já existiu, uma democracia moderna onde um único juiz exerce o poder que Alexandre de Moraes possui no Brasil. Não consigo pensar em nenhum exemplo sequer próximo?”, escreveu Glenn Greenwald nas redes sociais. “Uma das maiores ironias da extraordinária popularidade de Moraes entre a mídia corporativa e a esquerda foi que ele serviu como ministro da Justiça, e depois foi indicado para o STF por um presidente e governo amplamente considerado na época não só ilegítimo, mas ‘golpista'”, acrescentou.
Existe agora, ou já existiu, uma democracia moderna onde um único juiz exerce o poder que Alexandre de Moraes possui no Brasil? Não consigo pensar em nenhum exemplo sequer próximo.https://t.co/7z3JPFTdB0
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) January 10, 2023
Greenwald, no entanto, recebeu algumas críticas. Veja:
Qual é a tua, Glenn? Há alguma informação relevante a dar? O País ameaçado, à beira de um golpe, o Judiciário em recesso e vc vem criticar quem luta contra o terrorismo bolsonarista? O que se passa com você?
— Chico Pinheiro (@chico_pinheiro) January 11, 2023
Existe alguma democracia moderna em que as sedes do Executivo, Suprema Corte e Parlamento foram tomadas e destruídas por terrorismo doméstico com uma semana de governo? Responda, @ggreenwald? Tempos excepcionais exigem respostas excepcionais. Dentro dos marcos da legalidade.
— Alexandre Aguiar (@alexaguiarpoa) January 11, 2023
Não me decepcione Glenn. Uma opinião que respeito mas discordo por ser totalmente descontextualizada e sem sentido com a situação que o Brasil democrático passa. Lamento.
— Joandyr Pintas (@bobpintas) January 11, 2023