Após denúncias de atraso, Cebraspe aponta data-limite para pagamento de fiscais do Enem na Bahia
Prazo para repasse encerrou há mais de 30 dias, afirma trabalhadores
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
O pagamento dos trabalhadores que atuaram na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Bahia será feito até 12 de janeiro. A data-limite foi informada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), entidade responsável pela contratação dos profissionais, após denúncias de atrasos no repasse.
A Cebraspe declarou, em nota, que a situação dos trabalhadores da Bahia e de Pernambuco está "em fase de processamento". Nos demais estados, os valores já foram pagos, de acordo com a entidade.
Fiscais e aplicadores da prova na Bahia afirmaram que o prazo acertado encerrou há mais de 30 dias. Em 2023, o Enem foi realizado nos dias 5 e 12 de novembro. Segundo os trabalhadores, eles procuraram o Cebraspe e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do exame, mas não tiveram resposta.
Procurado, o Inep ressaltou que "a seleção e o pagamento da equipe de coordenação e aplicação do Enem fazem parte dos serviços contratados administrativamente".
O Cebraspe justificou a demora em contato com o instituto. "Os pagamentos estão sendo feitos após o processamento dos registros de frequência realizados pelos coordenadores de local de prova", acrescentou.